Norma Culta Brasileira: Desatando alguns nós
Autor: Carlos Alberto Faraco.
O propósito deste trabalho foi o de discutir e apresentar o texto Afiando conceitos do livro Norma Culta Brasileira: desatando
alguns nós do autor Faraco, onde foram defendidas as variedades de normas
linguísticas, arruinando os conceitos de norma culta como a única a ser aceita
e considerada em termos de adequada, e que as demais não seriam em suas variedades linguísticas valorizada nas instituições de ensino e muito menos colocada como objeto de estudo na sala de aula. A norma culta esta relacionada
à falta de capacidade, e ao desconhecimento das escolas em relação às
variedades linguísticas existentes no Brasil, que tenta trabalhar a língua
materna como se fosse algo homogêneo, ou até mesmo, intocável, “como aliás,
defendem muitos gramáticos”. Na verdade, a língua portuguesa como todas as
outras línguas humanas, para ser compreendida como um organismo vivo e heterogêneo, passível de variação e mudança, que sofre a influência de vários
fatores linguísticos e sócio-históricos tem que ser aceita como
universal por sua população de falantes. Nesse sentido, é preciso que o
conhecimento que vem sendo acumulado, ao longo de mais de quarenta anos de
pesquisa sobre as variações linguísticas seja de fato, socializado entre os
professores de Língua Portuguesa, para que estes utilizem tal conhecimento em
benefício e à facilitação do ensino/aprendizagem de língua materna. No caso do
ensino de Língua Portuguesa, e que se ensina a norma padrão, como se esta fosse
para ser empregada em situações discursivas orais e escrita, sem se fazer
ressalvas de que tal norma do português é mais apropriada a situações de
escritas formais, sendo a norma culta a utilizada em situações de oralidade
informais e muitas vezes formais. Pois essa seria uma boa orientação para se
trabalhar com a língua portuguesa na Educação Básica.
Autor: Carlos Alberto Faraco.
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