PERGUNDA:
Ao longo de todo o
seu percurso escolar até chegar neste curso de graduação, (mesmo que tenha
havido interrupções neste processo), quais são as suas lembranças a respeito de
seu aprendizado em leitura e escrita em língua materna?
RESPOSTA:
Não foi lá das
melhores, em outras palavras, posso dizer que precária. Não falo isso para
ofender meus mentores, pois não tenho muito a dizer deles. Na verdade me identifiquei
muito com alguns e tenho grande admiração e respeito por outros. Ao falar dessa
maneira, a respeito da “precariedade”, refiro-me ao ensino de um modo geral. Ensino
esse, que vem a ser limitado para as redes publica de ensino, Cuja qual, nós
alunos de rede publica conhecemos muito bem. Pois além de conhecer, somos submedidos
e obrigados a aceita as regras e normas imposta pelo governo de nosso estado.
Os assuntos são resumos de resumos preparatórios para competirmos de igual para
igual com os alunos de redes privadas (Escolas Particulares). Leitura quase que
nulas e a escritas ou a pratica de ambas nem uma. Hoje percebo que o tempo é um
fator muito importante para os professores e uma raridade para os alunos. Esse
mesmo tempo e a falta de interesse ou conhecimento de minha parte, me deixou
uma marca que hoje vejo o guando isso foi e é prejudicial para minha estadia na
universidade. Sofro de Dislexia e isso pode me afastar do meu sonho, que é o de chegar até o final na faculdade,
me forma.
Dislexia: "Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É
um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado
pela dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no
processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são
esperadas em relação a idade. Apesar de submetida a instrução convencional,
adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e não possuir distúrbios
cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição
da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as
diferentes formas de linguagem, freqüentemente incluídas problemas de leitura,
em aquisição e capacidade de escrever e soletrar."
A dislexia não é uma doença, portanto não podemos falar em
cura. Ela é congênita e hereditária, e seus sintomas podem ser identificados
logo na pré-escola.
Os
sintomas, ainda, podem ser aliviados, contornados, com acompanhamento adequado,
direcionado às condições de cada caso. Não podemos considerar como
"comprometimento" sua origem constitucional (neurológica), mas sim
como uma diferença, que é mais
notada em relação à dominância cerebral.
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