Músicas classicas

quarta-feira, 1 de maio de 2013


PERGUNDA:
Ao longo de todo o seu percurso escolar até chegar neste curso de graduação, (mesmo que tenha havido interrupções neste processo), quais são as suas lembranças a respeito de seu aprendizado em leitura e escrita em língua materna?

RESPOSTA:
Não foi lá das melhores, em outras palavras, posso dizer que precária. Não falo isso para ofender meus mentores, pois não tenho muito a dizer deles. Na verdade me identifiquei muito com alguns e tenho grande admiração e respeito por outros. Ao falar dessa maneira, a respeito da “precariedade”, refiro-me ao ensino de um modo geral. Ensino esse, que vem a ser limitado para as redes publica de ensino, Cuja qual, nós alunos de rede publica conhecemos muito bem. Pois além de conhecer, somos submedidos e obrigados a aceita as regras e normas imposta pelo governo de nosso estado. Os assuntos são resumos de resumos preparatórios para competirmos de igual para igual com os alunos de redes privadas (Escolas Particulares). Leitura quase que nulas e a escritas ou a pratica de ambas nem uma. Hoje percebo que o tempo é um fator muito importante para os professores e uma raridade para os alunos. Esse mesmo tempo e a falta de interesse ou conhecimento de minha parte, me deixou uma marca que hoje vejo o guando isso foi e é prejudicial para minha estadia na universidade. Sofro de Dislexia e isso pode me afastar do meu sonho, que é o de chegar até o final na faculdade, me forma.


Dislexia: "Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação a idade. Apesar de submetida a instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e não possuir distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as diferentes formas de linguagem, freqüentemente incluídas problemas de leitura, em aquisição e capacidade de escrever e soletrar."

A dislexia não é uma doença, portanto não podemos falar em cura. Ela é congênita e hereditária, e seus sintomas podem ser identificados logo na pré-escola.
Os sintomas, ainda, podem ser aliviados, contornados, com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. Não podemos considerar como "comprometimento" sua origem constitucional (neurológica), mas sim como uma diferença, que é mais notada em relação à dominância cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário